Qual a diferença entre laca e verniz para comunicação visual?

No mercado existem diversos produtos para acabamento na área da comunicação visual, com advento da impressão digital eco solvente e a disseminação de tintas paralelas, que de forma geral reduz a vida útil da impressão em uso externo, fez-se necessário o desenvolvimento de produtos que ampliasse o prazo de durabilidade da impressão como também de forma efetiva promove-se proteção e diferenciais como dar acabamento brilho ou fosco.
Para as finalidades acima mencionadas foram desenvolvidos a laca e o verniz utilizados na proteção de lonas, painéis e vinil adesivo em trabalhos de comunicação visual.
Muitos profissionais tem dúvidas a respeito de qual produto utilizar e sua eficácia, abaixo relacionamos os principais pontos de diferença entre ambos os produtos.

Laca 

Em geral a laca foi desenvolvida no intuito de promover brilho de forma homogenia no substrato impresso, no mercado pode ser adquirido a laca brilho ou fosca (posteriormente lançada para atender a demanda de trabalhos que necessitam de acabamento fosco).
A laca com o tempo pode ficar levemente amarelada, e pode ocorrer de craquear, sem contar que se tratando de proteção, oferece baixa incidência, ideal para proteção a pequenos atritos.
Falando a respeito da laca que promove acabamento fosco, a necessidade se fez, porque de forma geral algumas tintas apresentam um certo brilho, mesmo que o substrato impresso seja fosco. Neste caso a aplicação da laca fosca deixa toda a mídia impressa com acabamento fosco homogêneo.
A laca é pronta para uso, bastando apenas distribuir o produto sobre o substrato com auxílio de aplicador de verniz.
A laca é base água, sendo recomendado a aplicação em mídias impressas com tintas: solvente, eco solvente, látex, U.V. e vinílica.

Verniz

O verniz amplia as possibilidades, também disponível com acabamento fosco ou brilho, o verniz promove proteção variada, possibilitando o uso tanto para pequenos atritos quanto a vandalismo, produtos químicos e abrasivos.
No mercado nacional a principal fabricante de verniz: New Time novas ideias desenvolveu uma linha ampla, tendo verniz que promove proteção a pequenos atritos até os vernizes anti-vandalismo.
O verniz não amarela e não craqueá.
O verniz de 1 ano apesar de ser utilizado tanto em aplicações externas quanto internas, é recomendado mais para uso interno, esse verniz protege de pequenos atritos.
Este verniz já vem pronto para uso, bastando apenas distribuir no substrato desejado com auxílio de aplicador de verniz.
O verniz de 3 anos, promove excelente proteção a atritos e alguns produtos abrasivos como álcool, Thinner e Solupan e condições climáticas, ideal para uso interno e externo.
Esse verniz consegue ser mais eficaz por conter catalisador, que deve ser misturado na porção adequada na quantidade de verniz a ser utilizada antes de efetuar a aplicação no substrato com auxílio do aplicador de verniz.
Ambos os vernizes são base água, sendo recomendado a aplicação em mídias impressas com tintas: solvente, eco solvente, látex, U.V. e vinílica.

Na linha de vernizes da New Time novas ideias, você encontra o verniz anti-vandalismo, ideal para aplicar em locais onde a atuação de pichadores é constante, esse verniz promove alta proteção a atritos e abrasivos químicos, sendo ideal para aplicações externas de alta durabilidade.
Este verniz é base solvente, e tem seu uso apenas por profissionais que entendam de pintura com compressor e pistola de tinta, onde a aplicação é efetuada no modo "pulverização" sobre o substrato desejado.

Muitos clientes nos perguntam sobre verniz e laca para aplicação em papel, fotografia, impressão laser, etc.
Para profissionais com a mesma necessidade mencionada o ideal é efetuar o pré teste no substrato desejado afim de identificar a eficácia da aplicação antes de executar o trabalho por completo.

Em ambos os produtos o uso principal se dá na proteção seja ela pequena a ampla diversidade de situações e produtos abrasivos, ao acabamento homogêneo brilho ou fosco e ampliar a vida útil da impressão exposta ao tempo.

DKJ.online a loja da comunicação visual

Comentários