Qual o grau da lâmina (faca ou agulha) de corte devo utilizar na plotter de recorte?

Geralmente essa é uma dúvida comum aos que ingressam no mercado de comunicação visual e tem sua primeira plotter de recorte eletrônico de vinil adesivo.
Qual o grau devo usar para tal material? De forma sucinta vamos te explicar.
A lâmina também conhecida como agulha, faca ou faquinha de corte utilizado na plotter de recorte eletrônico é disponibilizada no mercado com três graus distintos: 30º, 45º e 60º.
grau da lâmina / agulha de corte
desenho representativo do grau da lâmina

No desenho acima, percebe-se o grau da lâmina, como também a profundidade ao qual a lâmina faz o corte.
Lâmina / agulha de 30º - esse grau de lâmina é ideal para trabalhos de corte minuciosos como letras pequenas, detalhes, arabescos e florais, e geralmente em se tratando de materiais, o uso desta lâmina se dá em vinil adesivo tradicional (monomérico, polimérico e translúcido) e em filme de poliéster prata ou dourado muito utilizado em serigrafia com 0,24 mícrons de espessura - um tanto fina, esse mesmo filme de poliéster também é recortado eletronicamente para acabamento, decoração e utilização publicitária.

Lâmina / agulha de 45º - esse grau é utilizado de forma constante, a lâmina de 45º é de uso ideal a maior parte do tempo, sendo utilizado para recorte eletrônico de motivos de diversos tamanhos e grau de complexidade.
Esta lâmina só perde para de 30º no caso de cortes pequenos ou muito detalhados, quando ao efetuar o corte percebe que o vinil está levantando ou sendo "mastigado" pela vai e vem da lâmina.
Em se tratando de material, essa lâmina é comumente utilizada com vinil adesivo em geral, os mais recomendados são os monoméricos, poliméricos e translúcidos.

Lâmina / agulha de 60º - esse grau por ser mais profundo é ideal para materiais com maior densidade e dureza, como por exemplo o vinil adesivo fosforescente, o vinil adesivo refletivo, vinil adesivo fluorescente e filme ambar.
A vantagem de cortar materiais mais espessos só perde para o fato de reduzir drasticamente a qualidade de corte do material com a utilização desta lâmina, sendo recomendado que não efetue corte de letras com serifa ou cortes detalhados e pequenos.

Temos que lembrar que a qualidade de corte não se dá apenas pela lâmina, o fato é que a escolha da lâmina já é 50% do caminho, porém outros fatores como o pelic ptfe (teflon), a velocidade e a pressão do corte influenciam diretamente a qualidade do corte pretendido. Até mesmo dia e a tonalidade do material sofre influência, pois se programou a plotter em um dia quente em material de uma determinada cor, vai reparar que nem sempre utilizando o material da mesma linha, porém com cor diferente e temperatura diferente, vá promover a mesma qualidade de corte.
Para este feeling somente o tempo e a habilidade do operador da plotter para definir o melhor.
Foto real das lâminas com 30º, 45º e 60º

Participe deixando suas dúvidas e comentários.

Nós somos distribuidores oficiais das lâminas nacionais Metric do Brasil, para adquirir sua lâmina, basta clicar aqui, temos para todos os modelos e marcas de plotter de recorte eletrônico: Mimaki, Roland, Graphtec, GCC, Foison, Ioline, SummaGraph, Creation, Mutoh, Lyu entre outras.

DKJ.online a loja da comunicação visual