Espátulas para aplicação de vinil adesivo

Hoje em dia as opções de espátulas para aplicação de vinil adesivo é diversificada, e o profissional, principalmente o iniciante pode ter dúvidas de qual utilizar.
A espátula é uma ferramenta fundamental para a correta aplicação do vinil adesivo nas mais variadas superfícies, visto que hoje o vinil adesivo se tornou um material versátil utilizado para diversas finalidade.
Espátula de polietileno para aplicação de vinil adesivo

Espátula de plástico

Essa é a espátula tradicional no ramo de comunicação visual, desenvolvida em diversos tipos de plástico, sendo essa propriedade a que define o tempo de vida útil da espátula.
As espátulas de plástico podem ser rígidas ou flexíveis, e em geral tem de polietileno ou silicone (flexível), copolímero (rígida), de nylon (conhecida como gold).
A vantagem da espátula de plástico que tem a medida ideal para manuseio e é fina, sendo perfeita para aplicação de vinil adesivo em locais como: quinas, vincos, cantos de finalizações.
A desvantagem se dá ao fato que ela vai se deformando reduzindo a eficácia de sua utilização na aplicação de vinil adesivo, e a espátula de polietileno e copolímero se deteriora rapidamente, podendo inclusive arranhar a impressão ou vinil adesivo alto brilho no ato da aplicação.

Espátula rígida com feltroEspátula rígida com feltro

Outra possibilidade para uso 2 em 1 é a utilização da espátula de plástico rígida com feltro que tem uma fina camada de feltro aplicada em uma de suas extremidades.
Onde uni a vantagem da espátula plástica com a vantagem da utilização do feltro e reduz custo de aquisição.
Particularmente eu sou a favor de uma ferramenta para cada situação, mas quem se habitua ou deseja ferramentas que ofereçam possibilidades adicionais é uma ótima escolha!
uma cama fina de feltro em uma das extremidades.

Espátula de feltro

A espátula de feltro é um prensado de feltro (tipo de tecido) e esta espátula é indicada para aplicações de vinil adesivo impresso ou alto brilho, pois reduz de forma eficaz a possibilidade de arranhar a imagem.
Espátula de feltro
Esse tipo de espátula maior espessura tendo como desvantagem a utilização em quinas, vincos, etc.
Como profissional costumo utiliza a de polietileno para das as finalizações de aplicação e a de feltro para aplicar a maior área do adesivo para evitar que ocorra arranhões.
A maior desvantagem da espátula de feltro se dá na utilização de aplicação de vinil adesivo com água. O feltro por ser um "tecidinho" ao ser molhado incha e apodrece reduzindo a vida útil da espátula.

Espátula de EVA

Espátula de EVA
A espátula de EVA é ideal na aplicação de vinil adesivo na técnica de aplicação molhada, onde se mistura detergente neutro com água, aplica na superfície e logo em seguida vem com o vinil adesivo, por ser em EVA, a espátula deste tipo pode ser utilizado tranquilamente com água, não arranha a mídia impressa e desliza com facilidade, como desvantagem tem a espessura, sendo necessário no acabamento e finalizações como vincos, cantos etc a utilização da espátula de plástico.
A espátula de EVA também serve para profissional que fazem aplicação de rejunte, sendo de extrema facilidade aplicar o rejunte enquanto remove o excesso.
Nós temos a versão de espátula multi, onde de um lado é eva e do outro é feltro.


Espátula Roller Pró

Espátula tipo "rodinha" em eva também conhecido como Roller Pró desenvolvido pela Metric do Brasil, esse tipo de espátula é altamente recomendado para profissionais que trabalham com aplicação de vinil adesivo em corrugados. O Roller Pró facilita e reduz o tempo de aplicação do vinil adesivo pelo profissional, recomendo também a utilização desta espátula por iniciantes, já que reduz a possibilidade de incidência de bolhas na hora da aplicação.
Veja um vídeo breve que demonstra a utilização do Roller Pró.

Roller hot aplicador de vinil adesivo Metric do Brasil

Roller Hot

Na realidade o Roller hot não é uma espátula, mas sim uma ferramenta extremamente útil para aplicadores profissionais, outro lançamento da Metric do Brasil, o Roller hot se trata de uma base onde é encaixado o roller pró e também o soprador térmico e faz aplicação de vinil adesivo em diversas superfícies, inclusive superfícies difíceis de aplicar o vinil adesivo.

Existem ainda diversas outras opções que pode ser utilizada no mercado de comunicação visual, nos atentamos as principais, mas participe, deixe seu comentário do artigo.


DKJ.online a loja da comunicação visual